Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Educação Inclusiva

Introdução

A proposta do nosso trabalho é mostrar para vocês futuros professores, algumas maneiras de como aprender a usar a Linguage­m Brasileira de Sinais (LIBRAS), por meio de sites, que contenham softwares que possam nos ajudar a aprender a LIBRAS, e nos ajudar também a compreendê-los melhor.
A educação especial regida na LDB, no capitulo V, Art. 58, inci­são2º, na lei de 20 de dezembro de 1996, previa ao alunado que de­pendesse de necessidades especiais, apoio especializado, em um atendimento educacional, que seria feito em, classes, escolas ou ser­viços especiais, sempre que, em função das condições especificas dos alunos, não for possível a sua interação nas classes comuns de ensino regular. A partir de agora com a educação inclusiva pretende-se so­cializar todo o tipo de alunado, independente de raça, credo, ou até mesmo de necessidades especiais. Apesar de ainda não ter uma le­gislação totalmente formada, nos sabemos que o grande desafio dessa nova abordagem educacional é a adequação dos professores, ou seja, a nova forma nos qual os professores deverão ser formados, então como isso ainda é um desafio enorme,o que nós, professores podemos fazer, é procurar a adequação por nós mesmos, afim disso, fizemos uma pesquisa pela rede mundial de computadores sobre softwares que poderiam nos ajudar a vencer essas dificuldades.

Desenvolvimento

Nessa nossa busca, achamos melhor destacar 2 (dois) sites, pois foram os que melhores, em nossa concepção, puderam de ma­neira mais simples explicar como funciona a comunicação entre os surdos-mudos, com uma forma muito didática e pratica, para o aprendizado de qualquer pessoa.

www.acessobrasil.com.br/libras
Esse site pode nos ensinar como nós podemos nos comunicar com os surdos-mudos, através de um software que, nós escolhemos a palavra, e ele nos mostra em vídeo como nós devemos mecher a mão para viabilizar a comunicação.
Funcionamento
1. Clique em busca no canto esquerdo superior
2. Vá até o canto esquerdo inferior e escolha uma opção de busca por palavra, em baixo das opções escreva a palavra que deseja, ao lado lhe dará um exemplo da palavra esco­lhida, sua acepção e no vídeo dará os movimentos necessá­rios para expressar essa palavra em LIBRAS.
· www.diconariolibras.com.br
1. Clique em escolas, lá você poderá saber os lugares onde po­demos aprender a Linguagem Brasileira de Sinais, sem ser por meio de computadores.
2. Nesse site podemos também, baixar um material inclusivo, de gratuitamente, nesse link oce vai encontrar softwares que poderão te ajudar a vencer esse desafio.
· www.libras.org.br
1. nesse site nós podemos achar um chat para surdos-mudos, que se parece com o msn, só que com web cam.

Educação inclusiva

A chamada Educação Inclusiva teve início nos Estados Unidos através da Lei Pública 94.142, de 1975 e, atualmente, já se encontra na sua terceira década de implementação. Há em todo Estados Unidos o estabelecimento de programas e pro­jetos dedicados à Educação Inclusiva.
A inclusão é : - atender aos estudantes portadores de necessidades especiais na vizinhança da sua residência. - propiciar a ampliação do acesso destes alunos às classes comuns. - propiciar aos professores da classe comum um suporte técnico. - perceber que as crianças podem aprender juntas, embora tendo objetivos e processos difere-ntes. - levar os professores a estabelecer formas criativas de atuação com as crianças portadoras de deficiência - propiciar um atendimento integrado ao professor de classe comum
O conceito de inclusão não é - levar crianças às classes comuns sem o acompanhamento do professor especializado. - ignorar as necessidades específicas da criança. - fazer as crianças seguirem um processo único de desenvolvimento, ao mesmo tempo e para todas as idades. - extinguir o atendimento de educação especial antes do tempo. - esperar que os professores de classe regular ensinem as crianças portadoras de necessidades especiais sem um suporte técnico.
Programa de educação inclusiva no Brasil

Em consonância com os pressupostos legais e conceituais de uma educação de qualidade para todos o Programa Educação inclusiva: direito à diversidade tem o objetivo de disseminar a política de educação inclusiva nos municípios brasileiros e apoiar a formação de gestores e educadores para efetivar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, adotando como princípio, a garantia do direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de acesso e permanência, com qualidade, nas escolas da rede regular de ensino.
Iniciado em 2003, o Programa conta atualmente com a adesão de 144 municípios-pólo que atuam como multiplicadores da formação para mais 4.646 municípios da área de abrangência.
Por meio do Programa, o Ministério da Educação / Secretaria de Educação Especial assumiu o compromisso de fomentar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos apoiando o processo de implementação nos municípios brasileiros, reunindo recursos da comunidade e firmando convênios e parcerias para garantir o atendimento das necessidades educacionais especiais dos alunos.
Numa ação compartilhada, o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade disponibiliza equipamentos, mobiliários e material pedagógico para a implantação de salas de recursos para organização da oferta de atendimento educacional especializado nos municípios-pólo, com vistas a apoiar o processo de inclusão educacional na rede pública de ensino.
Com estas ações, até o final de 2006, o Programa atingirá a meta prevista de realização da formação de gestores e educadores para a educação inclusiva em 83,5% dos municípios brasileiros, beneficiando cerca de cerca de 80.000 educadores.
Ainda na perspectiva de apoiar a implementação da educação inclusiva nas escolas brasileiras, a Secretaria de Educação Especial desenvolve, desde 2004, o Projeto Educar na Diversidade que tem como objetivo formar e acompanhar docentes dos 144 municípios-pólo para o desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas nas salas de aula. Até 2006 as ações do projeto atingirão em torno de 30 mil docentes atuando em escolas de todos os estados e Distrito Federal.
O Programa, por meio de suas ações, tem proporcionado melhores condições de acesso e permanência na escolarização para alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas e classes comuns da rede regular de ensino. O avanço da educação inclusiva nos últimos anos está demonstrado nos números do Censo Escolar/INEP, que registram o crescimento da matrícula de alunos com necessidades educacionais especiais, passando de 337.326 alunos, em 1998, para 640.317 em 2005.
A partir da garantia do acesso à educação previsto na legislação, os sistemas de ensino se estruturam para ampliar a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns do ensino regular. Esse trabalho tem alcançado avanços significativos: em 1998, eram apenas 43.923 alunos; em 2005, esse número chegou a 262.243 alunos, representando 41% do total das matrículas na Educação Especial.
Destaca-se como elemento fundamental para a estruturação da política educacional de inclusão o aumento da participação da esfera pública na educação de alunos com necessidades educacionais especiais, que atualmente registra 60% (383.488) das 640.317 matrículas. Esse número se reflete também no aumento de estabelecimentos públicos que registram matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais, passando de 4.498, em 1998, para 36.897 em 2005.


Relatório de pesquisa

1- 10/05/07
2- A 1º etapa, foi a nossa procura, pelo tema na internet, mas com dificuldades, recorremos a professora Michele Tancman, depois disso começamos o trabalho de verdade, Victor, conseguiu achar o site do:Inês e então eu cm ajuda do material que ele trouxe e com uma pesquisa diferente, montei o trabalho, em seguida dividimos, o que cada uma explanaria.
2- nosso conhecimento prévio era quase que nulo, até então só sabíamos que existia LIBRAS, e que era a Linguagem Brasileira de Sinais.
3- Claro, a nossa coesão foi excelente, nós sempre fazemos trabalhos juntos, e os materiais apresentados por Victor a mim foram excelentes, ainda mais com ajuda dos matérias que seu pai possuía.
4- A estratégia usada foi à elaboração de um plano de pesquisa e depois da pesquisa pronta, a divisão do que será apresentado e a maneira como será apresentado.
5- Os conceitos desenvolvidos são o de que todos podem vivier em harmonia, apesar das diferenças, a principal. Que é a que o professor deve se adequar ao avanço e as imposições expostas.
6- De certa forma é uma coisa iel, pois nós temos que usar os softwares que os sites fornecem.
7- Com certeza, as aulas sobre sites de busca e internet foram de vital importância para nossa pesquisa.
8- Foi muito interessante, pois não sabíamos que existiam tantas maneiras diferentes de aprendermos LIBRAS.
9- 8, pois acho que me dediquei a pesquisa a a causa, pois antes desse trabalho via a educação inclusiva como algo muito mais complicado do que realmente é.
10- Victor merece uma nota ótima, sua pesquisa foi super importante para chegarmos ao foco de nosso trabalho, sua nota é 9,5, pois foi sua pesquisa, que direcionou o grupo a procura de mais softwares que ajudem os professores na difícil tarefa da educação inclusiva.

Conclusão

Concluímos que a educação inclusiva deve sim ser implantada, pois todos têm o direito de se socializar, de viver com todos, de ser livres de preconceitos. Para nós professores, ficamos com o desafio de nos reformularmos e mostrarmos que temos paixão pelo que fazemos e pelo nosso publico alvo, que é o futuro do nosso mundo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu Gui.. vim dar aquela moral
muito maneiro aqui
Bjos
Quel Maia
Historia