Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A corrente socialista da pedagogia MARX e GRAMSCI

Galera esse é um resumo da proposta socialista da educação, com enfoque em Marx e Gramsci, esse resumo se tornara um artigo com 4 páginas para o grupo de estudos.








A corrente de pensamento pedagógico socialista formou-se no meio do movimento popular pela democratização do ensino, e tem como principal característica a oposição à educação burguesa através da igualdade educacional e a crítica das relações sociais. A proposta da educação socialista perpassa por vários autores, mas nesse estudo destacaremos dois autores que, antes de tratarem à educação tratam de política e economia, e acreditam que a educação corresponda aos interesses político-economicos da ideologia dominante, ou seja, a ideologia do capital, da burguesia, que são Karl Marx e Antonio Gramisci.

Características da educação socialista por Marx, descritas soltas e várias obras.

1. Eliminação do trabalho da criança na fabrica

2. Associação da educação com a produção material

3. formação politécnica, onde agrupa-se o físico, o mental e a técnica, dessa forma o trabalho aparece com sentido antropológico educacional de vital importância para a formação de um individuo como um cidadão responsável.

4. Inseparabilidade da educação e da política, e por tanto da articulação entre trabalho, estudo e lazer.

Marx trás ainda 3 concepções sobre a educação:

1. Educação intelectual

2. Educação corporal

3. Educação tecnológica

Vemos essas características descritas na frase de Lênin sobre a educação pública e apolítica. “ nosso trabalho no terreno do ensino é a mesma luta para derrotar a burguesia, declaramos publicamente que, a escola á margem da vida, à margem da política, é falsidade e hipocrisia.”
Ainda a proposta socialista prevê uma escola totalmente democrática, onde a figura do professor apareceria como conselheiro, perante a estrutura educacional, os problemas seriam resolvidos a partir de conselhos realizados com os alunos, assim como decisões para a escola. A corrente acredita ainda na formação de um novo intelectual, baseado na relação trabalho-técnica-ciência a partir de uma concepção histórico humanista, com a valorização do trabalho no sentido coletivo, ainda leva-se em conta uma educação ligada a liberdade e a ruptura com alienação, num processo vagaroso onde a classe operária suprimiria a concepção das outras classes e para isso a escola teria que estar aliada ao sindicato.
A educação socialista vai além do descrito acima, pois propõe a ruptura com o mestre como educador autoritário, o estar na sala de aula e ainda a realidade como instrumento de aprendizagem e não as matérias especialistas, acreditando na generalidade como aspecto para melhor formação do individuo coletivo.
Gramsci não diverge de Marx em suas idéias relacionadas a educação, acredita fielmente que a educação é a junção de três segmentos principais, a educação mental, a educação profissional e a educação corporal, dessa forma o sujeito estaria pronto para conviver me sociedade, pautado na solidariedade e no trabalho, no apreço ao ser humano, ao coletivo. Ele acredita ainda na universalização do ensino, assim como na extinção das escolas particulares, e na igualdade educacional, ou seja, na igualdade de oportunidades.
Diferente de Marx Gramsci acredita que a mudança cultural, educacional ocorreria primeiro antes da revolução do proletariado, já Marx acredita que o processo deve ocorrer em conjunto.





Abraço galera espero que esse resumo tenha aberto um pouco a mente de vocês para a proposta socialista de ensino, continuaremos publicando resumos sobre cada escola pedagógica numa série de uma semana de publicações para estudos preparatórios para consursos públicos para cursos de lisensiatura plena em Geografia.




fiquem com Deus!!!!!! e estudem !!!!!!!!











4 comentários:

Glauber Anunciação disse...

Sensacional esta corrente pedagógica...

Estarei aguardando as séries dos artigos ao longo da semana.

Seu Blog está de parabéns,me amarrei no textos da monitoria.

Tu vai longe Cara!!

www.geofatos.blogspot.com

Guiga disse...

Vlw munitor

quem vai longe da galera é vc cara


felicidades se tiver novidade no blog me avisa

abraço

Anônimo disse...

"para cursos de lisensiatura plena em Geografia"

Parei no "lisensiatura" Fui procurar no dicionário e não achei!

Não é de se espantar vindo de comunista!

PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO JÁ PARA COMUNISTAS

Pedagogia legal disse...

"Lisensiatura", realmente é grave vinda de um professor, fora isso gostei muito da matéria.