Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

sábado, 8 de agosto de 2009

Diferença entre planejamento e gestão urbana

Bom galera como parte do curso que faço a distância pelo CEDERJ de planejamento urbano resolvi escrever alguma coisa, sobre alguns assuntos relacionados ao tema e apesar de não escrever tudo que quero aqui, resolvi escolher algo relacionado ao tema e vai ai pra vcs, espero conseguir ajudar alguns estudantes do tema com minhas resoluções .
Abraço a todos, por favor comentem, concordem e descordem opinem, todos somos produtores de conhecimento faça, sua parte e ajudem a democotizar essa idéia .
bjooooo do Guiga
Planejamento urbano e Gestão urbana.

Afim de melhor elucidar o estudo do conceito de planejamento urbano, buscamos para nossa discussão, um dos maiores cientistas políticos da história, Nicolau Maquiavel, que diz em seu livro, O Príncipe, “Prever para prover”.
As palavras de Maquiavel exemplificam o verdadeiro sentido do termo “planejamento urbano”, que aparece como método de prever processos futuros, identificar a evolução dos fenômenos urbanos, humanos e/ou naturais, com o objetivo de providenciar implementos para coibir ou mesmo ordenar tais fenômenos. Dessa forma, concluímos que, o planejamento urbano é uma forma de antever e prover insumos para coordenar ações no território desejado.
Já a Gestão urbana diferente do planejamento urbano, aparece como uma resolução dos fenômenos urbanos numa escala de tempo presente, imediata e instantânea, mas isso não quer dizer que, não haja planejamento nas ações de gestão, um exemplo claro é a resolução de conflitos provenientes da acumulação de capital que se manifestam na luta de classes, e a cidade surge como palco principal para tal atuação, de conflitos de vários grupos sociais, que apesar de perdurarem no imaginário de seus atores, sua manifestação apresentasse em dias ou horas, dessa forma o planejamento urbano serviria para prevenir o aparecimento desse conflito, e a gestão atuaria durante o conflito, a fim de restabelecer a ordem vigente.

Galera mais informações sobre cursos a distância da CEDERJ no site:

http://www.cederj.edu.br/extensao/

Tem cursos em várias áreas, vale a pena conferir

mais um beijoooooo do Guiga


4 comentários:

Anônimo disse...

AS PALAVRAS SÃO SUAS MESMO OU RETIRADAS DE ALGUMA BILBIOGRAFIA??????????

Thur disse...

Você matou seu texto na primeira palavra, nem continuei lendo... "Afim" só se for função.

Karoline disse...

Gostei muito de sua explicação. Simples e preciso. Parabéns por tirar uma parte de seu tempo para partilhar conhecimentos. =)

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto(tirando os erros ortográficos)resume bem a questão gestão e planejamento urbano.