Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Resumo de descrição Biogeográfica da região do Médio Paraíba

Descrição biogeográfica







Como parte do segundo capitulo do trabalho regionalizará, ou seja, dividiremos o território do Médio Paraíba em duas partes; a Região Industrial do Médio Paraíba que é formada pelos municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda. A maior parte do território dessa região corresponde à porção sul do Vale do Médio Paraíba do Sul. Esse rio e seus tributários (afluentes) sofreram profundas mudanças em suas vazões para o abastecimento de água e produção hidroelétrica e ainda, o rio está submetido a ação poluidora das atividades industriais da região.
A outra região conhecida como Região Turístico-cultural do Médio Paraíba é compreendida pelos municípios Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Valença e Vassouras.
No século XIX, os municípios dessa região comandaram a economia da então província do Rio de Janeiro, com a cafeicultura, porem com o fim desta atividade as áreas degradadas se tornou improdutivas transformando-se em pastagens. Atualmente sua economia está apoiada na agropecuária, no turismo rural e cultura, no ecoturismo e os esportes de aventura. A região apresenta ainda os Pólos Universitários de Vassouras e Valença.
A Região Industrial do Médio Paraíba apresenta grande crescimento nos setores siderúrgico, metalúrgico e automotivo, principalmente nos municípios de Volta Redonda, Resende e Porto Real, sendo apoiado pela reestruturação do Porto de Sepetiba, tornando esta região um novo Pólo Industrial Regional.
A Região Turístico-cultural do Médio Paraíba, do ponto de vista biogeográfico, é caracterizado por fragmentos de Mata Atlântica pouco protegidas, ampliando a vulnerabilidade ambiental devido à grande atração e concentração de população para essas regiões.
Esta região está inserida na sub-regionalizacao geomorfológica do Vale do Paraíba, sendo caracterizadas por escarpas e reversos de Serra do Mar, encontradas florestas semi-desiduais e formação fitoecológica. Também podemos observar áreas de florestas ombrófilas densas.
Os remanescentes da mata são protegidos por parques estaduais e reservas biológicas, como a Reserva do Tinguá, da Serra da Concórdia em Valença e de Itatiaia.

Nenhum comentário: