Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Como foi o dia em que eu nasci pela segunda vez...

Como foi o dia em que eu nasci pela segunda vez...
Era madrugada, dia 19 de outubro de 1987, uma madrugada bonita de noite primaveril, quando lá pelas 3 horas da madrugada, você quis nos conhecer. Saímos de casa, a cidade estava em silêncio, as folhas e flores molhadas pelo orvalho marcavam a vereda de entrada da Policlínica São Gonçalo, apesar de poucas, as flores pra mim se apresentavam numa explosão, pois já sentia tua presença, só me acalmava quando olhava o céu meio encoberto por nuvens quietas, a lua e algumas estrelas filtravam-se qual pingentes brilhantes a espreitar a Terra onde estava para acontecer alguma coisa extraordinária, os céus viam minha ansiedade e alegria, pois sabiam que minha vida ia se duplicar num milagre, que se concretizou num momento de plenitude da vida, próprio do amor e da vontade de Deus.
Assim meu filho, foi a madrugada que você nos avisou da sua chegada! No dia em que nasci pela segunda vez, o sol brilhava mais refletido pelas gotículas de orvalho que forravam a grama, estas brilhavam mais que diamantes de colares que enfeitam o colo de belas mulheres em noites engalanadas. Ao olhar pela janela vi o desabrochar da flor, coberta por gotículas, vi a abelha a procura do pólen em uma flor e me vi junto da tua mãe, mais junto ainda, nos momentos que antecederam a tua vinda, "ouvi" o silêncio que traduziam momentos que antecederam a plenitude do amor, o amor que fortalece, o amor que dignifica o amor permite o florescer dos mistérios mais belos, o momento de entrega dos seres dignificados nas carícias mais ternas, este é prelúdio da criação, na ânsia de se entregarem, prolongando felicidades daqueles que se amando, se gratificaram com um novo ser.
Com a sua vinda, exatamente às 10h30mim, eu retornei a vida. Voltei porque já vinha andando no declive, que a todos leva a findar, e retornei por este desígnio de Deus, poderia dizer que é uma superação do amor por sua mãe que me alcançou plenamente. Sabemos, sua mãe e eu, e você saberá que a vida resume-se numa permanente e contínua batalha para amar, para progredir e para que se possa permanecer unidos, na alegria e tristeza,para tornar a vida melhor para nós e para àqueles com quem convivemos. Filho! A vida é feita de vitórias que nos trazem alegrias e derrotas que nos amargamos e estes momentos da vida nos deixam indeléveis, na memória, nos cabelos e nos olhos que tem seu brilho apagado por lágrimas, de saudades de tanta coisa vivida com amor ou mesmo com angústia, que no meu caso pode ser dito com grande amor e angústia, mas soube no momento da tua vida que agora iria superá-los. Foi este milagre que me fez reviver e voltar a plenitude da vida. Hoje me vejo nas suas estripulias de garoto, o vento, a chuva eu já havia sentido e visto, mas agora o vento sopra e me conta histórias, a chuva não me dá tristeza, mas me parece rir, as flores me são mais bonitas por mais singelas que sejam, quando estes não me lembram os espinhos que têm, mas me mostram a tua alegria, a selva não me amedronta, mas me mostra o teu destemor, o desafio de enfrentar a corrente do rio ou as ondas do mar me trazem a tona desafio da infância feliz que também tive. Mas, tudo isso se deve a tua mãe que com amor preparou o frito que viria nascer. Tudo isso em homenagem a você, a mim e a tua mãe, tabernáculos desse milagre.
Você teve pressa em nos conhecer, focou somente oito meses no aconchego da barriga de tua mãe, sabes Guiga, nós também, tínhamos pressa de te conhecer. Não sabíamos, por opção, se eras menino ou menina, mas eras muito querido e aguardado, acho que nossa ansiedade aliada a tua pressa te fez nascer mais rápido para nossa alegria.
Quando nasci pela segunda vez, momentos iguais já haviam sido vividos por mim, mas não com a mesma intensidade. Lágrimas de alegria desciam pelo meu rosto ao ver desabrochar o meu ser em você e assim se fazia a realidade o milagre do amor.Agora que nasci pela segunda vez, não sou só, mas somos dois. Fico a fitá-lo, você é minha continuidade, caminharás em meu lugar, levando a memória q me fazia tremer, com medo de perdê-la. Isso é a encarnação do meu eu, dádiva miraculosa que enche a alma de fé, nos desígnios que vierem a chegar através deste desdobramento amoroso, transfiguração do meu ser levando minha memória, que um dia se soltará de mim e continuará só com você. Meu filho você é o meu segundo nascer.

2 comentários:

Unknown disse...

cara, mandou....
adorei...
mt, mt mt bom seu blog, nada daquelas babaquices q a gente fica lendo sem nenhum conteudo, gostei mt
valeu
grande professor de GEO
um beijo
fatima

Guiga disse...

Veleu Tia brigadão, essa ai foi uma carta que meu pai escreveu pra mim no dia em que eu nasci.


bjo