Espírito Geográfico

Qualquer que seja o tipo de lugar, devemos ter sempre presente a sua posição no tempo, bem como sua localização no espaço. Um lugar não pode ser compreendido meramente pela observação da interação das forças da atualidade. Conhecer o legado do passado e sentir a presença da transformação, são qualidades essenciais ao espírito geográfico

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Políticas Públicas de Inclusão Digital no Município de São Gonçalo sob o enfoque dos Telecentros

INTRODUÇÃO

O avanço científico e tecnológico, particularmente na informática e nas telecomunicações, fez surgir um novo paradigma técnico - informacional e provocando um aumento na qualidade e quantidade de informações disponíveis, para uso geral e especializado das pessoas. Essencial nos processos produtivos e na vida em sociedade, a informação, aliada as novas tecnologias da informação e comunicação promovem o desenvolvimento das ferramentas de comunicação, se tornando a força propulsora das sociedades que as utilizam, porém se percebe que este desenvolvimento não é igual para todos, porque se encontram hierarquias nos lugares, provocadas pelas desigualdades econômicas, sociais e culturais. Hoje se faz necessário a inserção das novas tecnologias nos lugares marginalizados, o estado deve ser o maior responsável por criar a infra-estrutura básica. As políticas públicas de inclusão digital e a implantação de telecentros públicos, buscam universalizar o acesso às novas tecnologias para a população. Sabe-se que o acesso a informação está diretamente ligado a renda e ao lugar onde se reside, pois a tecnologia chega primeiro para quem tem uma melhor condição socioeconômica, de acordo com Silva (2002) em seu trabalho, a autora apresenta o bairro de Icaraí cujo maior nível de acesso a internet da cidade de Niterói é também o que aparece com maior nível sócio econômico do município, seguido pela região oceânica, Santa Rosa e Ingá. Para tanto, os telecentros aparecem como espaço público provido de computadores conectados a internet em banda larga, com o objetivo de promover o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas, reduzindo a exclusão social e criando oportunidades aos cidadãos, capacitando a população, a inserindo na sociedade da informação para que possam gerar renda e melhorar a qualidade da educação local.


Este trabalho tem como objetivo principal analisar a dinâmica espacial das Políticas Públicas de Inclusão Digital em São Gonçalo, sob o enfoque dos Telecentros, verificando sua distribuição no território Gonçalense. Dessa forma para melhor comprovar a nossa hipótese analisaremos os impactos que os telecentros causam no cotidiano da população beneficiada, e para isso montaremos o perfil da mesma.

A principal justificativa para esse trabalho é a falta de pesquisa nessa área voltada para o Município de São Gonçalo, e comprovar que a hierarquia entre os lugares pode ser um papel preponderante na decisão da implantação das políticas públicas.

A fim de alcançar os objetivos propostos, a pesquisa está estrutura em quatro capítulos que se completam entre si.

No primeiro capítulo trabalharemos o conceito de espaço e verificaremos o impacto que as novas tecnologias causam na sociedade, diferenciando tecnologia de novas tecnologias, explicaremos ainda o que é um indivíduo incluído digitalmente. Para isso usamos alguns autores como Milton Santos, Lefebvre e Smith para a discussão sobre espaço, e alguns dados retirados da rede mundial de computadores sobre o impacto causado pelas novas tecnologias nas sociedades.
No capítulo dois verificaremos alguns aspectos socioeconômicos do município de São Gonçalo, que aparecem como indicativos da exclusão social e digital, verificaremos ainda a distribuição dos telecentros por distritos e bairros, a fim de esclarecer a espacialidade das políticas públicas. Para isso escolhemos trabalhar com dados fornecidos pelo site da prefeitura do município, assim como dados to Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Plano diretor participativo do município.

No capítulo três analisaremos a espacialidade das políticas públicas de inclusão digital, verificando separadamente cada uma, e sua distribuição, esse capítulo visa fazer uma critica a distribuição dos telecentros no território do Município de São Gonçalo e para isso apresentaremos figuras que comprovam a discussão levantada, discutiremos ainda o conceito de inclusão digital e de política pública. Faremos uma analise de cada programa assim como um breve histórico do extinto programa “Casas do Futuro” para elucidar o histórico da inclusão digital em São Gonçalo.

No quarto e ultimo capítulo verificaremos o impacto que o uso dos telecentros vem causando no cotidiano da população beneficiada e para isso montaremos um perfil da mesma, a fim de descobrir se a implantação de telecentros contribui para diminuir a exclusão social. A metodologia implantada para auferirmos isso, foi a produção de um questionário, que será apresentado em vários gráficos no decorrer do capitulo para elucidar o perfil do usuário de telecentro, averiguando o impacto que esse implemento causa no cotidiano dos indivíduos e por conseqüência na sociedade gonçalense.

Mais sobre o assunto no link abaixo!!!!!

http://www.sendspace.com/file/55e09p

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, teu blog tá muito show.
Parabéns Professor Guiga.